Outros Projetos

 

PROGRAMA NÚCLEO DE MÚSICA CORAL DA UFMG (NMC)

A atividade coral é extremamente positiva para o ser humano. Com um caráter formativo e recreativo, desenvolve, ao mesmo tempo, as potencialidades musicais e vocais, trabalha a concentração, socialização e desenvoltura. O coro também se caracteriza como uma atividade de lazer, contribuindo com o bem estar e proporcionando descanso das atividades rotineiras.

O Núcleo de Música Coral da UFMG possui vários coros adultos e infantis em plena atividade. São três projetos que atendem um público diverso: o projeto Corais no Campus, o Coro de Câmara e o projeto Coros Infantis do CMI (Centro de Musicalização Infantil). Com mais de 12 anos de existência, o NMC formou muita gente e o trabalho desenvolvido é uma comprovação de que cantar em  coro é uma ocupação estimulante e gratificante.

A participação em qualquer dos coros do NMC é gratuita e o programa também oferece aulas de musicalização aos coristas interessados em aprofundarem seus conhecimentos musicais. Além disso, o NMC oferece avaliação fonoaudiologica aos coristas e, quando necessário, os encaminha para tratamento fonoaudiologico.

O programa abre vagas para novos participantes a todo início de semestre, fique atento!

Coordenador Geral do Núcleo de Música Coral: Ernani Maletta (ernanimaletta@gmail.com)

Horário de atendimento do Núcleo de Música Coral:
Segunda: 8 às 10 hs / 17h30 às 18h30.
Terça: 8 às 10 hs / 15h30 às 18 hs
Quarta: 10 às 13 hs / 16h30 às 19 hs
Quinta: 8 às 10 hs
Sexta: 16 às 18 hs

tel: 3409-4765 - sala 2029

 


 

Projeto "Música Para Todos"

O projeto “Música para todos” apresenta dois focos de ação  –  (1) corais e orquestra (envolvendo crianças de 7 a 15 anos)  e (2)  trabalho musical com bebês  (para crianças a partir de seis meses de idade), ambos tendo a educação musical como fio condutor e percorrendo toda a faixa etária dos seis meses aos 15 anos. O objetivo do projeto é oferecer formação musical gratuita a crianças e jovens; fortalecer as atuais políticas públicas relacionadas à obrigatoriedade do ensino da música nas escolas de educação básica; proporcionar experiência pedagógica a alunos da Escola de Música da UFMG; desenvolver pesquisa sobre educação musical e formação do professor de música. (Saiba mais)

Coordenação: Profa. Betânia Parizzi

 


 


Visitas Monitoradas

Desde 2011, o Projeto VivaMúsica, responsável pelo programa de visitas monitoradas, expandiu sua atuação fazendo uma parceria com o Conservatório UFMG (complexo cultural de Belo Horizonte, que conta com sala de recitais, galerias de exposições, auditórios, salas de aulas e espaço para eventos) e com o Parque Escola Cariúnas (programa sócio-cultural desenvolvido pela Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte), expandindo as visitas para estes locais.

As visitas são oferecidas gratuitamente e são realizadas por alunos da Escola de Música especialmente preparados para realizar as oficinas, apresentar números musicais e esclarecer dúvidas sobre a profissão de músico.  As visitas são oferecidas, mediante agendamento, a todas as Escolas da Rede Pública e Privada de Belo Horizonte e região metropolitana. São aceitas no máximo 40 crianças por visita, que deverão vir acompanhadas por pelo menos um responsável da escola visitante. O transporte e lanche para as crianças (se quiserem trazer) é por conta da Instituição visitante. As visitas devem ser agendadas com antecedência, pelo telefone 3409-4718. Veja abaixo mais detalhes sobre as visitas nestes espaços.

Visitas monitoradas às instalações da Escola de Música da UFMG:

As visitas monitoradas à Escola de Música da UFMG são sempre às quartas-feiras, às 14 horas e tem duração de aproximadamente 2 horas. Durante a visita, os alunos têm a oportunidade de conhecer um espaço de ensino de música e os cursos existentes, vivenciar diversos instrumentos musicais através de pequenas apresentações musicais e oficinas.
Endereço: Av Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha, BH/MG.




V
isitas monitoradas às instalações d
o Conservatório UFMG:

As visitas monitoradas ao Conservatório UFMG são sempre às sextas-feiras, às 09 horas e tem duração de aproximadamente 2 horas. Durante a visita, os alunos têm a oportunidade de conhecer a estrutura do Conservatório e os diversos instrumentos musicais, através de oficinas, apresentações  e bate-papo com alunos da Escola de Música.
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.534, Centro, BH/MG.
LINK: www.ufmg.br/conservatorio


Visitas monitoradas às instalações do Parque Escola Cariúnas:

As visitas monitoradas ao Parque Escola Cariúnas são sempre às sextas-feiras, às 09 horas e tem duração de aproximadamente 2 horas. As visitas são abertas, a todas as Escolas da Rede Pública e Privada de Belo Horizonte e região metropolitana, com prioridade para as Escolas da região norte e crianças entre 08 e 13 anos. Durante a visita, os alunos têm a oportunidade de conhecer a estrutura do Cariúnas e os diversos instrumentos musicais, através de oficinas, apresentações  e bate-papo com alunos da Escola de Música, além da apresentação de grupos de alunos do Projeto Cariúnas.
Endereço: Rua Luiz de Mello Mattos, 175, Planalto, BH/MG.
LINK: www.cariunas.org.br/

 

EQUIPE:
Coordenação geral: Margarida Borghoff (EMUFMG)
Co-coordenação: Isadora Boucherville (Conservatório UFMG)
.........................Tânia Cançado (Projeto Cariúnas)