1º Simpósio Internacional de Violão

Simpósio de violão

Encontro acadêmico que visa proporcionar o diálogo na América Latina quanto à produção científica e artística relacionada ao violão. Uma vez que esse instrumento é muito presente nas práticas musicais latino-americanas em geral, pode-se presumir que as discussões do evento irão ter repercussão em outras subáreas da Música, tais como Composição, Musicologia, Etnomusicologia, Educação Musical além, é claro, da Performance Musical, que é o núcleo do Simpósio.

O Simpósio prevê conferências, mesas-redondas que tematizam

1) a inserção acadêmica do violão nos países da região;

2) a produção científica e o conjunto de pesquisas que se baseiam ou se debruçam sobre práticas violonísticas;

3) as experiências pedagógicas em torno do violão;

4) a pesquisa artística e as práticas de performance ligadas ao instrumento;

5) a composição para violão.

Além disso, estão programadas sessões de comunicação de pesquisa, com o objetivo de reunir o que tem sido feito, relativamente ao violão, nos Programas de Pós-graduação sobretudo brasileiros. O Simpósio também abrigará um Colóquio sobre música eletroacústica para violão. Por fim, e muito importante, o Simpósio compreende uma parte eminentemente artística, aberta ao público, com apresentações de músicos renomados do cenário brasileiro e latino americano em geral, além de oficinas didáticas (masterclasses e minicurso) para alunos de violão.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: simposiodeviolao2017@gmail.com

Mais informações: fb.me/simposiodeviolao

Comissão Organizadora:
Prof. Stanley Levi (UNIMONTES)
Prof. Favio Barbeitas (UFMG)
Prof. Guilherme Vincens (UFSJ)
Doutorando Marcos Matturro (UFMG)
Doutorando Fernando Braga (UFMG)

Seminário de Educação Musical

01-03 de agosto de 2017

O Programa de Pós-Graduação e o núcleo de Educação Musical da Escola de Música da UFMG convidam estudantes de graduação, de pós-graduação e demais interessados a refletirem sobre os diferentes caminhos da Educação Musical e suas propostas contemporâneas de ensino-aprendizagem e de formação do educador musical.

O evento tem como objetivo abordar as perspectivas dos princípios informais de aprendizagem musical na música popular e seus desdobramentos para outras práticas de ensino, as pedagogias para a juventude, as NTIC (novas tecnologias de informação e comunicação) e suas aplicações no contexto da educação musical, as interfaces da educação musical com a sociologia e com a etnomusicologia.

A programação conta com open space, mesas redondas, oficinas, exposição interativa de pôsteres de pesquisas em Educação Musical e apresentações musicais.
As inscrições estarão abertas de 15 de junho até a data do evento. Você pode se inscrever pelo link:

Valor da inscrição:
• Estudantes de graduação: R$20,00
• Estudantes de pós-graduação: R$40,00
• Demais interessados: R$50,00

A interatividade da exposição de pôsteres de pesquisa se dará através de um link entre o pôster e um ambiente virtual, criado pela comissão organizadora do evento. Neste ambiente, as pessoas interessadas, que contemplarem os pôsteres na exposição que se dará durante todo o evento, poderão acessar o resumo do trabalho e dialogar com os autores. O prazo para submissão de pôsteres, e respectivos resumos que os acompanhem para a criação do ambiente virtual, vai de 10 de junho a 5 de julho de 2017. As cartas de aceite para os trabalhos aprovados serão enviadas por e-mail até 15 de julho de 2017. Posteriormente, faremos nova chamada para a publicação de artigos completos nos anais do Seminário, referentes às pesquisas apresentadas neste formato.

Para mais informação, acessem: https://pordiferentescamin.wixsite.com/seminarioem

livo edite - divulgação

Lançamento do livro Musicologia[s] organizado pela Profa. Edite Rocha e pelo Prof. José Antônio Baêta Zille. O livro é o terceiro volume da série Diálogos com o Som.

Para mais informações e download, clique aqui.