Trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos na Escola de Música da UFMG apresentados na 28ª Semana de Iniciação Científica (2019)



Coordernação: Prof. Dr. José Henrique Padovani (NAPq/Música)
Secretário Executivo: Ariálisson Freitas (NAPq/Música)

Banca avaliadora:
Profa. Dra. Angelita Broock (TGM/Música)
Prof. Ms. Frederico Pedrosa (INC)
As apresentações locais ocorreram no dia 8/out/2019, de 8h00 a 13h20, na Sala da Congregação da Escola de Música da UFMG.

[Clique na miniatura e utilize o zoom para visualizar detalhes dos pôsteres digitais]
.
[subir]
.

Lista dos trabalhos apresentados:

-- discente orientador/a título
1 Ariane Enohata Tsubouchi (ICV) Helena Lopes da Silva “Ver e ouvir música”: Um estudo sobre a escuta musical a partir de uma perspectiva interartes
2 Caio Rangel Rodrigues (ADRC) Helena Lopes da Silva Projeto Ver e Ouvir Música: Uma proposta para o ensino de música na Educação Básica
3 Rafael Augusto de Lima Barbosa (ADRC) Helena Lopes da Silva Música na Educação Básica: Estratégias Interartes em Sala de Aula
4 Marina Reis de Freitas (ICV) Marina Horta Freire Musicoterapia no atendimento domiciliar a idosos
5 Julia Tempesta Batista (Facultativo) Edite Maria Oliveira da Rocha Tratamento informacional do Acervo Curt Lange UFMG: Descrição, Acessibilidade e Pesquisa
6 Julio Guatimosim Neves (PIBIC) Edite Maria Oliveira da Rocha Oneyda Alvarenga e Curt Lange: análise documental de uma relação epistolar
7 Dayvid Lucyan Aguiar de Melo (PIBIC) Monica Pedrosa de Padua Canções afro-brasileiras para vozes masculinas graves
8 Douglas Rafael dos Santos (ICV) Fernando Martins de Castro Chaib Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento de mecanismo a pedal para tambores com sistema de esteira.
9 Ian Zadorosny Quadros Vieira (ADRC) Carlos Ernest Dias Nova historiografia musical: conhecimento histórico e desenvolvimento sociocultural
10 Juliana Milagres Tostes (ICV) Clara Sandroni Memórias musicais e as percepções de relação com as produções e estudos atuais de artistas cantores(as)
11 Priscila Emile Piagentini de Souza (ICV) Stefanie Grace Azevedo de Freitas O legado das gravações de pianistas mineiros: um levantamento discográfico
12 Felippe Brandao Barros (Facultativo) Mauricio Alves Loureiro Interface para anotação de onsets de notas musicais
[subir]
.

Informações gerais sobre a 28ª Semana de Iniciação Científica - 2019

Índice:

1. Instruções/informações gerais (PRPq)

2. Instruções/informações específicas do NAPq/Escola de Música

2.1 Data/local das apresentações na Escola de Música
2.2 Apresentação dos trabalhos na Escola de Música
2.3 Pôsteres digitais [ver templates!]
2.4 Critérios de avaliação e seleção de trabalhos de relevância acadêmica
2.5 Apresentação do(s) trabalho(s) de relevância acadêmica e impressão de pôster(es)

3. Datas importantes


.

1. Instruções/informações gerais (PRPq):

clique aqui
[inclui instruções para preenchimento no sistema; indicação dos projetos que devem ter bolsistas/voluntários apresentando trabalhos; etc.]

[subir]

2. Instruções/informações específicas do NAPq/Escola de Música:

Além das normas acima, por favor leia, abaixo, as informações e instruções específicas estabelecidas pelo NAPq da Escola de Música.

[subir]

2.1 Data/local das apresentações na Escola de Música:

Os trabalhos inscritos de discentes bolsistas/voluntários de IC da Escola de Música serão apresentados, na unidade, no dia 8/out/2019 em horários a serem definidos [ver cronograma abaixo]. Atualizaremos as informações tão logo tenhamos as bancas definidas.

[subir]

2.2 Apresentação dos trabalhos na Escola de Música:

As apresentações terão duração máxima de 15 min, sendo reservados 5 minutos adicionais de arguição/comentários por parte da banca e do público presente.

Para a apresentação, os/as discentes poderão utilizar slides em PowerPoint, LibreOffice ou pdf e/ou o pôster digital (ver abaixo) que deve ser elaborado, obrigatoriamente, para publicação no site do NAPq/Música.

Providenciaremos os seguintes equipamentos para a apresentação: laptop (windows), data-show e alto-falantes.

Caso necessite de outros equipamentos para a sua apresentação, o/a discente de IC deverá providenciar juntamente com o/a orientador/a.

[subir]

2.3 Pôsteres digitais

Além dos slides para a apresentação [opcionais], deve ser enviado ao endereço napq@musica.ufmg.br, até o dia 7/out/2019, um pôster digital (60cm largura x 90cm altura). Formatos sugeridos para envio ao NAPq/Música são: pptx / ppt (PowerPoint), odp (LiberOffice Impress) ou pdf.

Isso é uma novidade que o NAPq/Música traz esse ano e que tem por objetivo possibilitar a disponibilização dos pôsteres e a divulgação científica dos projetos/pesquisas de IC no site do NAPq/Música (http://musica.ufmg.br/napq) a partir do dia 8/out/2019.

De maneira a facilitar a confecção dos pôsteres, o NAPq/Música sugere a utilização de um dos templates a seguir:

[modelo PowerPoint] [modelo LibreOffice Impress]

obs: esclaremos que, respeitando-se o formato final (60cm X 90 cm), discente e docente são livres para organizar os elementos textuais e gráficos dos pôsteres. Os templates acima foram elaborados pelo NAPq/Música visando apenas simplificar o processo de produção dos pôsteres, seguindo o modelo originalmente disponibilizado pela PRPq no endereço https://www.ufmg.br/prpq/wp-content/uploads/2019/08/Modelo-poster_banner-apresenta%C3%A7%C3%A3o.ppt.

[subir]

2.4 Critérios de avaliação e seleção de trabalhos de relevância acadêmica:

A cada 12 trabalhos apresentados, será selecionado 1 trabalho de "relevância acadêmica", a ser apresentado no dia 16/out/2019, no CAD3. Essa seleção será realizada de maneira autônoma pelos docentes de cada banca, que julgarão os trabalhos apresentados a partir dos seguintes critérios (estabelecidos pela PRPq):
  1. Apresentação: estética/organização/desenvoltura;
  2. Título: adequado, informativo, criativo & identificação adequada dos autores;
  3. Clareza do resumo;
  4. Relevância da pergunta e/ou tema;
  5. Objetivo(s) claro(s);
  6. Conteúdo/tema bem desenvolvido no trabalho;
  7. Resultados consistentes.
OBS: As notas atribuídas a esses critérios (de 1 a 10) não são publicizadas pela PRPq, e são utilizadas para a definição (seleção e/ou desempate) do trabalho de relevância acadêmica que será indicado para apresentação no dia 16/out.

[subir]

2.5 Apresentação do(s) trabalho(s) de relevância acadêmica e impressão de pôster(es):

Os trabalhos de relevância acadêmica selecionados deverão ser apresentados no CAD3, no dia 16/out/2019, sendo avaliados por um comitê externo. Para essa apresentação deve-se utilizar a versão impressa do mesmo pôster digital submetido ao NAPq/Música e disponibilizado em seu site.
IMPORTANTE: a PRPq e o NAPq não têm verbas disponíveis para arcar com os custos de impressão dos pôsteres selecionados. A impressão dos mesmos fica sob responsabilidade dos discentes de IC e de seus/suas respectivos/as orientadores/as.

[subir]

3. Datas importantes:

atividades datas/prazos
Submissão de resumos a partir do sistema SIC2019 (requer login minhaUFMG): clique aqui de 12/ago/2019
até 16/set/2019
Prazo final para correções do resumo no sistema até 23/set/2019
Prazo para validação final dos/das orientadores/as no sistema 25/set/2019
Divulgação das bancas avaliadoras da Escola de Música e ordem das apresentações de discentes de IC 30/set/2019
Data-limite para o envio ao NAPq/Música dos pôsteres digitais em formato .pdf, .ppt, .pptx ou .odp para publicação/exibição no site do NAPq/Música. 07/out/2019
Apresentações presenciais de discentes de IC da Escola de Música (na unidade). 08/out/2019
Prazo limite para seleção de "trabalhos de relevância acadêmica", a serem apresentados no dia 16/out, no CAD3 09/out/2019
(até 14 horas)
Divulgação pela PRPq dos "trabalhos de relevância acadêmica" selecionados (conferir em www.ufmg.br/prpq ) 14/out/2019
Fixação dos pôsteres selecionados (impressos) no CAD3, e avaliação por comitê externo 16/out/2019
Premiação e encerramento da Semana do Conhecimento 2019 18/out/2019


[subir]


.

CPMC-NAPq/Escola de Música/UFMG - 2019