cartazSimposio2

Encontro acadêmico que visa proporcionar o diálogo na América Latina quanto à produção científica e artística relacionada ao violão. Uma vez que esse instrumento é muito presente nas práticas musicais latino-americanas em geral, pode-se presumir que as discussões do evento irão ter repercussão em outras subáreas da Música, tais como Composição, Musicologia, Etnomusicologia, Educação Musical além, é claro, da Performance Musical, que é o núcleo do Simpósio.

O Simpósio prevê conferências, mesas-redondas que tematizam

1) a inserção acadêmica do violão nos países da região;

2) a produção científica e o conjunto de pesquisas que se baseiam ou se debruçam sobre práticas violonísticas;

3) as experiências pedagógicas em torno do violão;

4) a pesquisa artística e as práticas de performance ligadas ao instrumento;

5) a composição para violão.

Além disso, estão programadas sessões de comunicação de pesquisa, com o objetivo de reunir o que tem sido feito, relativamente ao violão, nos Programas de Pós-graduação sobretudo brasileiros. O Simpósio também abrigará um Colóquio sobre música eletroacústica para violão. Por fim, e muito importante, o Simpósio compreende uma parte eminentemente artística, aberta ao público, com apresentações de músicos renomados do cenário brasileiro e latinoamericano em geral, além de oficinas didáticas (masterclasses e minicurso) para alunos de violão.

Mais informações: fb.me/simposiodeviolao

Comissão Organizadora:
Prof. Stanley Levi (UNIMONTES)
Prof. Favio Barbeitas (UFMG)
Prof. Guilherme Vincens (UFSJ)
Doutorando Marcos Matturro (UFMG)
Doutorando Fernando Braga (UFMG)

cartazSimposio2 chamada

cartazSimposio2 cronograma