Habilitações do Bacharelado:

Composição, RegênciaCanto e Instrumentos (Oboé, Clarinete, Flauta, Fagote, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Harpa, Piano, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo e Violão).

As habilitações Composição e Regência têm duração padrão de dez semestres. Todas as demais habilitações do Bacharelado prevêem oito semestres.

Formação Complementar e Formação Livre
Estas são possibilidades opcionais que o aluno de Música tem para cursar atividades em outras áreas do conhecimento. Na Formação Livre, o aluno pode freqüentar disciplinas de qualquer outro curso da UFMG até um limite de 10% do seu currículo. Já a Formação Complementar é um percurso previamente traçado que visa dar ao aluno condições de atuar em áreas que exigem um conhecimento interdisciplinar. Ex.: um aluno de Composição que queira trabalhar com trilhas sonoras poderá freqüentar disciplinas do curso de Comunicação Social ou na Escola de Belas Artes para se inteirar do processo de elaboração de vídeos, filmes, etc.

Disciplinas e Atividades obrigatórias
Este é o núcleo mais rígido do curso. É constituído por aquelas disciplinas e atividades consideradas imprescindíveis para a formação musical básica.

Ex.: Instrumento
Laboratório de Criação
Percepção Musical
Fundamentos de Harmonia
História e Música, etc

Disciplinas Optativas
Aqui o aluno é incentivado a cursar disciplinas em vários campos do conhecimento e atuação musical, podendo também dedicar mais atenção ao campo pelo qual tem mais interesse. As disciplinas optativas estão distribuídas em cinco grupos, sendo que exige-se um mínimo de créditos em cada grupo para a integralização curricular.

grupo 1
Estruturação da Linguagem Musical
Análise
Contraponto
Arranjo
Orquestração, etc.

grupo 2
Teoria da Música
Musicologia
História da Arte
Folclore Musical
Hist. da Música Brasileira, etc.

grupo 3
Música de Conjunto
Oficina de Performance
Música de Câmara
Prática em MPB, etc.

grupo 4
Música e Pedagogia
Filosofia da Educação Musical
Oficina Pedagógica, etc.

grupo 5
Música e Tecnologia
Música Eletro-acústica
Acústica Musical

Técnicas de Gravação, etc.

Orientações para Cursos Noturnos
Buscando viabilizar o melhor andamento do processo de matrícula para o segundo semestre de 2011, o Colegiado de Cursos de Graduação da Escola de Música da UFMG, solicita que tomem conhecimento das seguintes informações: o sistema acadêmico da UFMG, que gerencia as matrículas dos alunos, não está adaptado às várias especificidades do currículo do curso de Música. Portanto, em alguns casos, constam, entre disciplinas disponíveis para matrícula de todos os alunos, algumas que são direcionadas apenas aos alunos de habilitações específicas. É o caso das seguintes disciplinas:

MUS 206 - Instrumento complementar - licenciatura/violão/percussão/flauta doce/teclado (OB p/ hab. licenciatura)
MUS208 - Prática instrumental para musicoterapia/piano (OB p/ habilitação musicoterapia)

Solicitamos a todos que observem com atenção se as disciplinas acima estão disponíveis para o seu curso de forma a evitar acertos desnecessários de matrícula.

HABILITAÇÃO MÚSICA POPULAR

HABILITAÇÃO MUSICOTERAPIA

HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL

Outras atividades geradoras de créditos
Aqui o aluno pode integralizar créditos com atividades que não são disciplinas. Como? Participando de projetos de iniciação científica ou de extensão, através de programas de monitoria e até mesmo comprovando participação ativa em eventos (Congressos, Festivais, etc.) fora da UFMG.

Coordenadora: Profa. Patrícia Furst Santiago
Subcoordenadora: Profa, Walênia Marília Silva