Chefe: Prof. Ângelo Nonato Natale Cardoso

Av. Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha, 31270 - 010 - Belo Horizonte/MG
Tel: (31) 3409-4707 / Fax: (31) 3409.4720

Principais Áreas de Conhecimento

O Departamento de Teoria Geral da Música divide-se em quatro áreas de conhecimento: Composição, Educação Musical, Musicologia e Regência.

Sua atuação na extensão se dá, principalmente, através dos cursos de caráter permanente CEM-TGM (Curso de Extensão Musical) e CMI (Centro de Musicalização Infantil). Além de espaço para realização de estudos e pesquisas, ambos os cursos visam suprir a lacuna existente no ensino de música na rede regular de ensino, gerando um potencial de alunos para a graduação em música. No CMI os alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Música têm a oportunidade de vivenciar a prática pedagógica, sendo preparados para um dos setores do mercado de trabalho do músico.

O TGM possui uma publicação anual, a revista Música Hoje que foi criada em 1994 junto ao NAPq- Núcleo de Apoio à Pesquisa e CPMC- Centro de Pesquisa em Música Contemporânea.

Linhas de pesquisa:

Suas linhas de pesquisa relacionadas a estas áreas são as seguintes:

• Análise e Composição
  • Educação Musical
  • Música e Tecnologia
  • Musicologia Brasileira

Câmara Departamental:

As principais atribuições da Câmara Departamental, de acordo com o Estatuto da Universidade Federal de Minas Gerais (Art. 49) são:

• "Planejar e supervisionar a execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Departamento, bem como avaliar os planos de trabalho individuais dos docentes a ele vinculados e atribuir-lhes encargos";
  • "Elaborar a proposta orçamentária e o plano de aplicação de verbas do Departamento";
  • Cumprir diversas funções acadêmicas como aprovação de projetos, solicitações de afastamento e pedidos de progressão, bem como indicar membros de comissões e representantes nos demais orgãos colegiados.
  • A Câmara Departamental do TGM é composta dos seguintes membros:

Chefe: Prof. Dr. Ângelo Nonato Natale Cardoso
Subchefe: Prof. Dr. Antônio Lincoln Campos de Andrade