Cursos

 

CONFIRA OS CURSOS PROGRAMADOS
PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014

Outras informações: Fundep - 3409-4220 / Cenex - 3409-4715

 

Instrumentos e Canto - Inscrições: 02 de janeiro a 05 de fevereiro de 2014.

O objetivo do curso é a formação e atualização de instrumentistas e cantores, e oferece as modalidades: Canto, Piano Popular, Piano Erudito, Violão Popular, Violão Erudito, Violino, Viola de Orquestra, Violoncelo, Contrabaixo Elétrico, Contrabaixo Acústico, Bateria, Flauta Transversal, Clarineta, Harpa, Trombone, Trompete, Percussão e Orquestra Jovem do CEM-INC. Carga horária total: 15 horas - 1 hora/aula por semana.

 

Percepção Musical e Apreciação - Inscrições: 06 de janeiro a 06 de fevereiro de 2014.

A partir de 2014, o curso será estruturado em quatro módulos semestrais: os ímpares oferecidos no 1º semestre (I e III) e os pares oferecidos no segundo semestre de cada ano (II e IV). Para o módulo I o candidato fará apenas um teste de aptidão musical. Para os outros módulos o candidato fará testes de ditado, solfejo, leitura rítmica e teoria musical, de acordo com os conteúdos programáticos disponíveis aqui no site e também no CENEX/Música (para cópias). A idade mínima para participar é de 15 anos e a carga horária total é de 45 horas por módulo semestral.

Reestruturação do curso para 2014
 

O Curso de Percepção Musical e Apreciação terá apenas 04 Módulos semestrais, a partir de 2014. Assim, os novatos, ingressantes em 2014, já estarão sujeitos ao novo formato, com 04 módulos.

Será mantida a carga horária atual de cada módulo - 45h - e, consequentemente, a carga total do curso será de 180 horas;

O conteúdo programático do curso foi readequado e distribuído entre os Módulos I a IV: Módulo I - Módulo II - Módulo III - Módulo IV

Os alunos veteranos terão direito à estrutura vigente e concluirão o curso ao término do Módulo VI. O conteúdo programático dos módulos para estes são: Módulo I - Módulo II - Módulo III - Módulo IV - Módulo V - Módulo VI


. Candidatos aprovados na seleção 2014 - 1



Apreciação e Musicalização na Maturidade - Matrículas: 06 de janeiro a 05 de fevereiro de 2014.

Voltado para o público a partir de 45 anos, o curso oferece os princípios básicos para a apreciação e conhecimento musicais. As atividades propiciarão o desenvolvimento da percepção, através da audição de obras musicais, da prática da música vocal em conjunto, do treinamento auditivo, leitura, notação e estudo da teoria elementar da música. Palestras sobre conteúdos variáveis da apreciação musical são ministradas por professores convidados. O curso está estruturado em dois módulos semestrais, com entrada para iniciantes (Módulo I) nos dois semestres letivos.

 

Alfabetização Musical para Adultos - Matrículas: 02 de janeiro a 12 de fevereiro de 2014.

Estruturado em dois módulos semestrais, o curso busca propiciar a compreensão musical geral e alfabetização musical a partir da leitura e escrita musical tradicional. Semi-presencial, o curso conta com carga horária total de 30 horas/aula (15 horas/aula teóricas e 15 horas/aula práticas) por módulo.

 

 

 

As inscrições poderão ser feitas pela internet no site da Fundep
(www.fundep.ufmg.br) de acordo com o período de inscrição de cada curso.